Tai Chi Laboral – In Company

Quando o assunto é o bem-estar de seus quadros de funcionários, normalmente as empresas apegam-se ao bem-estar do corpo físico.

Os programas tradicionais de saúde do trabalhador utilizando ginástica laboral focam suas atenções unicamente nos sintomas das LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho). Essas doenças caracterizam-se pelo desgaste das estruturas do sistema musculoesquelético causadas por movimentos reincidentes e contínuos que sobrecarregam nervos, músculos e tendões; pelo esforço excessivo; pela má postura.

Porém, esse mesmo trabalhador pode sofrer de outros distúrbios que não se manifestam fisicamente, nem com dores: estresse, depressão (em seus diferentes níveis), síndrome do pânico, ansiedade, síndrome de Burnout (estado de tensão emocional e estresse crônicos provocadas por condições de trabalho desgastantes), problemas de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, competição, falta de autocontrole para lidar com situações de cobrança e cumprimento de prazos.

Adotando um abordagem holística da saúde do trabalhador, a empresa leva em consideração não só a dimensão física, mas também a mental e emocional de seus colaboradores.  Ou seja, além de se preocupar com os sintomas das LER/DORT, a empresa vai além. É nesse contexto que o Tai Chi Chuan entra como um poderoso aliado.

Tai Chi Chuan na Sipat da Editora Globo 2014Há anos a Profa. Valéria Sanchez vem promovendo e implantando com sucesso programas de Tai Chi Chuan e desenvolvendo atividades nas SIPATs em empresas de vários segmentos: Colégio Miguel de Cervantes, Hospital A.C. Camargo, Ferramentas Gerais, Unimed Paulistana, Yakult, Editora Globo entre outras.

“Eu defendo a ideia de que temos que cuidar não só do corpo físico do colaborador. O grande diferencial em implementar um Projeto de Tai Chi Chuan dentro das empresas é que, com ele, temos a oportunidade de trabalhar o corpo, a mente, as emoções e sentimentos, a sociabilização, o psique e o espírito da equipe”, diz a instrutora e diretora do Supremo Tai Chi Chuan & Cultura Oriental.

Tai Chi Chuan Laboral na Ferramentas GeraisTai Chi Chuan Laboral no Hospital AC Camargo 2007O Tai Chi Chuan é conhecido como uma prática completa para a saúde. Por que completa? Por que vê o funcionário como um todo, como um indivíduo por completo. Não apenas uma parte dele. O que a empresa ganha? Diminuição do absenteísmo, funcionários mais resolvidos, focados, motivados e produtivos (confira neste link os benefícios do Tai Chi Chuan).

Os programas de Tai Chi Laboral são desenvolvidos sob medida para cada perfil de empresa. E mais: departamentos diferentes de uma mesma empresa recebem abordagens específicas, considerando as exigências de cada um – o trabalhador que atua no setor fabril vai ter um programa adaptado ao tipo do trabalho que executa, assim como o colaborador que tem funções de escritório terá o seu.

Entre em contato pelo telefone 11 3862-5762 ou WhatsApp 11 98288-2772 e solicite uma proposta para sua empresa. Se preferir, envie um e-mail para supremo@supremotaichi.com.br.