Embora a origem do Tai Chi Chuan seja a família Chen, foi a família Yang a principal responsável pela sua disseminação. Ao longo de seis gerações, seus representantes vêm aperfeiçoando o estilo e trabalhando para torná-lo o mais praticado em todo o mundo.
1a. Geração – Yang Lu Chan (楊露禪) – a Velha Forma
Nascido na província de Hebei, Lu Chan teve uma infância pobre. Ajudava seu pai na agricultura e, na adolescência, ocupava empregos temporários. Um deles numa farmácia de propriedade de Chen De Hu. Foi lá que presenciou o patrão usar uma arte marcial desconhecida para se livrar de bandidos que estavam causando problemas no estabelecimento. O jovem, que já se interessava pelas práticas marciais, ficou impressionado e decidiu estudar com o dono da farmácia, Cheng De Hu. Este, reconhecendo em Lu Chan um desejo genuíno de aprender, abriu uma exceção e enviou-o para sua aldeia para iniciar o treinamento de Tai Chi Chuan com a 14ª geração da família Chen.
Anos depois, já hábil na arte, Lu Chan foi contratado pela família imperial chinesa para dar aulas para os membros da corte e para unidades de elite da Guarda Imperial da Cidade Proibida, em Beijing. Começou aí a 1a. geração do Tai Chi Chuan da família Yang.
2a. Geração – Yang Jianhou (楊健候) e Yang Banhou (楊班侯) – a Forma Média
Assim como o pai, Yang Jian Hou e Yang Ban Hou dedicaram-se à prática e ao ensino do Tai Chi Chuan e tornaram-se instrutores de artes marciais da família imperial chinesa.
3a. Geração – Yang Shao Hou (楊少侯), Yang Cheng Fu (楊澄甫) e Yang Zhao Peng – a Forma Longa
Os netos de Lu Chan tornaram-se professores de Tai Chi Chuan famosos em toda a China, dos primeiros a oferecer aulas abertas ao público em Beijing. Yang Cheng Fu foi responsável pela definição da sequência da forma longa do Tai Chi Chuan da família Yang e pela sistematização do estilo. Percorreu toda a China divulgando a prática como terapia profilática.
4a. Geração – Yang Zhenji, Yang Zhen Guo, Yang Shouchung (楊守中) e Yang Zhenduo (楊振鐸)
Os filhos de Yang Chengfu continuaram a ensinar a forma de Tai Chi Chuan divulgada por seu pai.
Zhenduo é o atual líder da família e o mais reverenciado instrutor de Tai Chi Chuan estilo Yang vivo. Começou os estudos de Tai Chi Chuan com o pai e, após seu falecimento, prosseguiu com o irmão mais velho, Yang Shouchung. No início dos anos 1960 mudou-se da China continental para Taiwan, contribuindo grandemente para a disseminação da prática não só na ilha, como em outros países. Nesse trabalho de expansão do estilo, viajou para os Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Canadá, Brasil, Cingapura e muitos outros lugares oferecendo seminários, workshops e cursos. Em 1995 foi reconhecido pela Academia Chinesa de Wushu como um dos 100 principais Mestres de Wushu na China. Em 1998 fundou a Associação Internacional de Tai Chi Chuan estilo Yang, da qual é Presidente do Conselho.
6a. Geração (5a. na liderança da Família) – Yang Jun
A mais nova geração do Tai Chi Chuan da família Yang é representada por Yang Jun, neto e discípulo de Yang Zhenduo, com quem começou a treinar aos 5 anos de idade. Tornou-se proficiente em Tai Chi Chuan, Espada, Sabre, Tue Shou e muitas outras formas de Tai Chi. Primeiro membro da família a viver fora da China, reside desde 1999 nos Estados Unidos, em Seattle, onde criou uma escola e é presidente da Associação Internacional de Tai Chi Chuan estilo Yang, entidade que fundou com o avô.