A infância e a adolescência são épocas cheias de energia, ainda mais num mundo high-tech como vivemos. São muitas telas, muita informação em tempo real disputando a atenção das pessoas de todas as idades. Isso é ainda mais intenso com os mais jovens. É comum vermos crianças e adolescentes excessivamente agitados, dispersos e com dificuldades de aprendizado por absoluta incapacidade de manter a concentração e foco nas atividades escolares. Consultórios médicos ficam lotados de mães e pais preocupados com seus filhos hiperativos. Não raramente, o uso de medicação controlada acaba sendo adotado desde a mais tenra idade, o que é muito preocupante.
Devido aos seus fundamentos na cultura oriental, que privilegiam a calma interior, o equilíbrio corpo e mente e a concentração, o Tai Chi Chuan pode ser um grande aliado nessa situação – e sem os efeitos colaterais do uso tão precoce de terapias medicamentosas. Praticado por grupos de crianças e adolescentes, o Tai Chi pode ensiná-los a lidar com toda a energia característica da idade, harmonizando-a e canalizando-a para a realização das suas atividades diárias. Além disso, é uma alternativa para reduzir sua dependência dos gadgets digitais, trazendo-os para mais perto da vida ao ar livre e próxima da natureza.
O Supremo Tai Chi Chuan & Cultura Oriental desenvolve programas específicos voltados para essa faixa etária para serem implantados em escolas como atividade da grade principal ou complementar.
No caso dos alunos do Ensino Fundamental I e II, a prática do Tai Chi Chuan é realizada de forma lúdica, evocando o movimento dos animais – a observação da natureza, por sinal, está na própria origem dessa arte oriental. São trabalhados o equilíbrio, a respiração, a concentração e aspectos sensoriais; a alternância entre movimento e quietude
Para os mais velhos, já do Ensino Médio, que estão às portas do ENEM e do vestibular, a prática do Tai Chi Chuan vai ajudar no controle da ansiedade típica dessa fase, ensinando o aluno e enfrentar a pressão, relaxar e se autoperceber, melhorando seu rendimento no momento da avaliação.
Mas não são só as crianças e adolescentes que recebem os benefícios da adoção do Tai Chi pelas escolas. Também os professores sentem seus efeitos, pois a prática acaba refletindo no comportamento dos alunos em sala de aula. Quando o programa inclui também professores e funcionários, o círculo virtuoso se completa.
“Há um ano, me peguei várias vezes contando os dias no calendário porque me sentia cansada física e mentalmente. Esse ano mal senti a passagem do semestre” declarou a professora de História Silvana Santiago, após alguns meses da implantação do programa no Colégio Miguel e Cervantes.
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