Benefícios

O Tai Chi Chuan atua de forma bastante positiva sobre o sistema nervoso central e contribui grandemente para a melhora da saúde física e emocional dos praticantes. Seus reflexos atingem os outros nove sistemas orgânicos do corpo humano: circulatório, digestivo, endócrino, esquelético, excretor, linfático, muscular, nervoso e sensorial.

Diferentemente dos exercícios convencionais, oferece ao praticante uma sensação imediata de relaxamento, pois trabalha com a respiração profunda e consciente, aumentando o fluxo de oxigênio no sangue e nas extremidades do corpo; e trazendo calma mental, serenidade e equilíbrio emocional.

Dentre os benefícios da prática regular do Tai Chi Chuan, destacam-se:

a) prevenção, redução dos sintomas e controle de alguns tipos de distúrbios como:
– estresse;
– depressão;
– síndrome do pânico;
– insônia;
– doenças de fundo autoimune;
– doenças do sistema respiratório;
– enxaquecas;
– dores musculares;
– dores nas articulações; e
– artrite e artrose.

b) melhora das condições dos praticantes relacionadas a:
– energia e disposição;
– postura e equilíbrio;
– alongamento e flexibilidade;
– concentração e memória;
– serenidade e autocontrole;
– superação de medos e limites;
– controle da pressão sanguínea; e
– fortalecimento do sistema imunológico.

O grupo dos idosos – para o qual muitas vezes os exercícios físicos convencionais são contraindicados – é especialmente beneficiado pela prática do Tai Chi Chuan. Seus movimentos lentos, suaves e ao mesmo tempo vigorosos melhoram a flexibilidade das articulações e dão firmeza aos braços e pernas, auxiliando na questão do equilíbrio, reduzindo o risco de quedas, e, consequentemente, de fraturas. Concentração, respiração, pressão arterial, memória, artrite e artrose também têm efeitos positivos com a prática.