A Origem

A história do surgimento do Tai Chi Chuan tem duas versões – uma lendária, outra histórica -, mas ambas repletas das simbologias características da cultura oriental.

Origem Lendária – A História do Grou e da Serpente

Localização da Montanha Wudang, onde teria surgido o Tai Chi ChuanSegundo uma das versões, o Tai Chi Chuan teria surgido em Wudang, montanha do noroeste da China com alta concentração de templos taoistas, há pouco mais de 700 anos. Nessa região era cultuado um deus guerreiro chamado Zhen Wu (Guerreiro Verdadeiro) e os rituais dedicados a ele com a finalidade de afastar inimigos e maus espíritos tinham muitos elementos de inspiração militar (inclusive utilizando armas).

Durante a dinastia Song do Sul, um monge taoista chamado Chang San Feng isolou-se nessas montanhas para meditar, e nelas permaneceu por nove anos. Um dia, o monge teve seu recolhimento interrompido pelo grasnar de um pássaro. Era um grou que duelava com uma serpente.A luta do grou e da serpente teria inspirado o surgimento do Tai Chi ChuanObservando o combate, Chang San Feng percebeu que, enquanto a ave investia furiosamente contra o réptil, este, de forma ágil e flexível, escapava do ataque. Por fim, cansado das investidas fracassadas, o grou desistiu da luta e alçou voo. A força havia sido controlada pela suavidade.

Estavam representados naquele episódio alguns dos princípios básicos da filosofia taoista: os conceitos do Yin e Yang; do repouso, movimento e mutação; a inspiração e expiração sincronizadas com o movimento. Para San Feng, foi uma revelação. E daquela observação da natureza nasceu o Tai Chi Chuan, uma luta a mãos nuas, em que os movimentos rápidos foram substituídos pelos lentos; os duros pelos flexíveis; e em que não havia nem vencedor, nem vencido.

Origem Histórica – Família Chen e Família Yang

Chen Wangting, historicamente reconhecido como o criador do Tai Chi Chuan, há 350 anosA outra versão da origem do Tai Chi Chuan – esta fundamentada historicamente – reconhece Chen Wangting como seu criador, há cerca de 350 anos. Wangting foi um general chinês que, após a queda da Dinastia Ming (à qual servia), voltou para sua  cidade natal, Chenjiagou, situada no condado de Wenxian, na província Henan. Lá, desenvolveu o estilo Chen de Tai Chi Chuan. Seu trabalho consolidou e sistematizou várias práticas comuns na China desde tempos ancestrais, entre eles os estilos marciais dos Generais Yu Dayou (1503-1579) e Qi Jiguang (1528-1588). Este último foi autor do “Jixiao Xinshu”, tratado com 32 técnicas ilustradas e a síntese de 16 estilos marciais do fim da dinastia Ming.

Yang Lu Chan, primeira geração da família Yang de Tai Chi ChuanPorém, o Tai Chi Chuan só veio a alcançar mais destaque no século XIX, quando Yang Lu Chan (1799-1872), da província de Hopei, mudou-se para Beijing e lá fundou uma escola para ensinar esta arte, depois de tê-la aprendido com a família Chen. Contratado pelo imperador em 1850 para ensinar Tai Chi Chuan aos membros da Corte e às diversas unidades de elite da Guarda Imperial Manchu na Cidade Proibida, Yang Lu Chan tornou-se um dos mais influentes professores dessa arte marcial, e foi o criador do Tai Chi Chuan estilo Yang.

Hoje, ele é reconhecido por quatro das cinco maiores famílias praticantes de Tai Chi Chuan como tendo transmitido a eles os princípios de sua arte. Seus descendentes – hoje na 6a. geração – continuam divulgando o estilo Yang até hoje, sendo este o estilo com o maior número de praticantes em todo o mundo.